
05 jun 43 – A questão Judaica
No episódio de hoje, Diego Miranda, João Carvalho, Jones Manoel e Vitor Sartori irão falar sobre o ensaio de Karl Marx, escrito no outono de 1843: A Questão Judaica. Essa pode ser considerada uma das primeiras tentativas de Marx de lidar com a discussão sobre a emancipação humana.
Caricatura de autoria de Cássio Loredano
Seja nosso padrim e concorra a sorteios mensais de livros, a partir de R$5 ao mês, ou use o picpay
Cupons de Desconto
JUDAICOSHOW – 20% de desconto nos seguintes livros da editora Boitempo: Critica da Filosofia do Direito de Hegel; Marx e o Nascimento da Sociedade Moderna; Os Despossuídos; A diferença entre a filosofia da natureza de Demócrito e Epicuro; Ideologia e Propaganda na Educação; Caminhos Divergentes.
#revolushowantifacista – 20% de desconto em todos os livros da Autonomia Literária
REVOLUSHOW – 20% de desconto nos livros da NovaCultura
REVOLUSHOW15 – 15% Descontos em todas as camisas da Camisa Crítica
REVOLUSHOW – 20% Descontos em todas as camisas socialistas da Sublimo
REVOLUSHOW10 – 10% Descontos em todas as camisas da Veste Esquerda
Clube do Livro
Trilha sonora: Enxugando o Gelo by BNegão & Seletores de Freqüência is licensed under a Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 Brazil License. Peer Gynt Suite no. 1, Op. 46 In The Hall of the Montain King.
-SSX DIGITAL-
Felipe Vellozo Gomes
Escrito as 22:09h, 05 junhoOlá pessoal.
Peço por gentileza, se possível, que creditem o autor da caricatura de Marx que ilustra esse episódio, de cuja capa da edição da Boitempo vocês aproveitaram: o ilustrador Cássio Loredano.
Abraços!
Zamiliano
Escrito as 12:04h, 09 junhoValeu Felipe, vamos creditar sim 🙂
Rafael Goulart Cardoso
Escrito as 19:35h, 06 junhoNão está rolando o cupom da Autonomia Literaria.
O cupom “#revolushowantifacista” não existe!
Bruno Schroeder
Escrito as 23:03h, 08 junhoÓtimo Podcast. Só achei os comentários do James Manoel muito redundantes. Considere isso como uma crítica construtiva :).
SigmaX
Escrito as 22:35h, 12 junhoVoltem a botar o botão de Download do episódio. Baixo na franquia, e antes de baixar, comprimo os episódios via ferramentas online (que pegam diretamente do link), para que a franquia dure pelo menos 15 dias. Desse jeito sou obrigado a esperar estar num local com internet ilimitada (onde geralmente estou ocupado) pra baixar!
Paulo
Escrito as 17:39h, 17 junhoInteressante que, para Marx, a emancipação política é um passo para a emancipação humana. Mesmo, posteriormente, percebendo-se que a universalização do Estado é um subterfúgio (ou funciona como um subterfúgio) para manter as diferenciações sociais que, ao fim e ao cabo, servem para manter a sociedade conflagrada e o domínio da classe que controla o Estado, a emancipação política não deve ser entendida como algo menor. Instrumentalmente, a emancipação política garante ferramentas (liberdade de imprensa, organização sindical, direito ao voto etc.) de organização da classe trabalhadora.
Obrigado pelo podcast.
Um abraço, camaradas