No episódio de hoje,Zamiliano, Jones Manoel e Marina Gouvêa irão falar desse filme brasileiro que tem feito muito sucesso e algumas polêmicas por aí: Bacurau. Seu ouvir, ouça na paz.
Edição: Zamiliano
Seja você nosso padrim também em http://padrim.com.br/revolushow e concorra ao sorteio de um livro mensal, a partir de R$5,00, e tenha acesso a nossa newsletter a partir de R$10,00; ou através do PicPay em https://www.picpay.com/
LINKS
E quando a violência revolucionária não é no cinema?
Cupons de Desconto
SAGRADASHOW – 20% de desconto nos seguintes livros da Boitempo: A Sagrada Família – Marx & Engels + A Ideologia Alemã – Marx & Engels + Curso livre Marx-Engels – Zé Paulo (org) + A teoria da Revolução no jovem Marx – Michel Lowy + Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna – Heinrich + Marx e Engels como Historiadores da Literatura – Lukacs + Para uma ontologia do ser social 1 – Lukacs + Para uma ontologia do ser social 2 – Lukacs + A Teoria da Alienação em Marx – Meszaros + Em torno de Marx – Leandro Konder + Os despossuídos – Marx + Crítica da Filosofia do Direito de Hegel – Marx + Sobre a Questão Judaica – Marx + Manuscritos Econômico-filosóficos – Marx + A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra – Engels + Manifesto comunista – Marx & Engels + Manifesto comunista/Teses de abril – Marx & Engels, Vladímir I. Lênin + Marx e a crítica do modo de representação capitalista – Jorge Grespan (válido até 31/10/2019)
revolushow2019 – 15% de descontos nos livros da Editora Baioneta
REVOLUSHOW – 10% de descontos nos livros da editora Ciências Revolucionárias
REVOLUSHOW – 20% de desconto nos livros da NovaCultura
REVOLUSHOW10 – 10% Descontos em todas as camisas da Camisa Crítica
REVOLUSHOW – 20% Descontos em todas as camisas socialistas da Sublimo
REVOLUSHOW10 – 10% Descontos em todas as camisas da Veste Esquerda
Clube do Livro
Trilha sonora: Enxugando o Gelo by BNegão & Seletores de Freqüência is licensed under a Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 Brazil License. Disponível em:
-SSX DIGITAL-
Zemiliano é de onde hein? Provavelmente sudestino né…….. “esqueceu” o filme inteiro e isso bem no início do episódio. Desestimula demais. E num conhecer Lia de Itamaracá?? Melhore bixo
Sim, sou do Sudeste, bem como nossa convidada. Esqueci parte de cenas do filme e sinto muito se isso te desestimulou. No que tange conhecer Lia de Itamaracá: eu sou obrigado a conhecer? Quem sabe um dia eu “melhore”
Cara, o Jones não consegue ser didático nesse e em quase todos os episódios.
A explanação inicial dele, como disse o Zamiliano, vai longe e não se propõe a esclarecer ou a levantar discussão.
Vai mencionando aspectos, esses com conclusões pouco objetivas, o que não me parece adicionar para uma discussão conjunta, mas mostrar repertório e marcar uma posição dentro do grupo.
Como eu amo camarada Jones batendo em Hannah Arendt <3
Excelente episodio!
Excelente episódio!
Excelente episódio.
Deu vontade de ver o filme (e olhá que já vi).
O Jones coloca uma crítica do caralho no começo aos ideólogos liberais e a hipocrisia do “pacifismo” deles.
MAS foi feito numa “talagada só”, seria mais didático se fosse mais diálogado e com palavras menos acadêmicas.
Camaradas, vcs poderiam comentar o documentário “Estou me guardando para quando o carnaval chegar” que trata da vida de trabalhadores fabris de uma pequena cidade de Pernambuco?
Ouvindo vocês falarem sobre a diferença entre as violências só me ocorria o poema “Anedota búlgara”, do Drummond.
Muito bons, o filme e o programa.
Abraço, camaradas.
Não ataque ninguém por não conhecer a Lia, apresente-a
Esqueceram de citar que bacurau é primeiramente uma distopia capitalista liberal que vende vidas. Deixando claro a cena em que está uma cena na Televisão aonde tem escrito(não lembro bem) “ao vivo: execuções as 16h” e hã uma multidão por trás.
O coletivismo contra o individualismo estrangeiro .
Bacurau no museu deixa claro que cidade de coitero, coitero de cangaceiros, fazendo o irrigamento da cultura sertaneja nordestina e ao povo nordestino como ele é usando de persogens. E tirando esse estereótipo de que o nordestino é cabeça chata
O filme não tem nada de subjetivismo, ele deixa claro tudo que quer dizer por meio de nuances. Por muito do contrário ele quer por meio da distopia mostrar o que é real. A mensagem centra é clara, a gente teve o publico sim, o filme veio a calhar pelo sistema político pivativista que temos. A relação do povo com o prefeito deixa clarissimo a mensagem central
Alguém que possa me ajudar….
O Jones citou a metáfora do Losurdo sobre o cristão que morde o testiculo de um leão, no minuto 31. Onde encontro isso? Está em algum livro do Losurdo? Eu estou escrevendo uma tese sobre o cristianismo da libertação em Sergipe. Adoraria citar essa metáfora. Alguém pode me mandar?
Abraços!
Olá camaradas,
Vocês poderiam me dizer em que livro do Losurdo aparece a citação dita por Jones sobre o cristão que morde os testículos do leão?